O SINTRAMUVI – Sindicato Dos Trabalhadores No Serviço Público Municipal de Videira, entidade de representação legal dessa categoria, vem a público esclarecer a respeito sobre as palavras do Senhor Vereador Edson Balena, no dia 23 de abril de 2019, na Tribuna do Poder Legislativo Municipal e sobre nota emitida pela Administração do Poder Executivo Municipal.
A entidade esclarece a população sobre as prerrogativas dos trabalhadores na municipalidade. Todos sabem que os servidores e empregados públicos que não exercem poder diretivo em cargos de confiança ou eletivos não possuem a responsabilidade sobre os atos administrativos e tão pouco decidem as prioridades eleitas pelo cargo político.
Essa condição pode ser consultiva nas tomadas de decisões, algo que o administrador preferiu não realizar em diversas momentos. Ao emitir nota a respeito sobre os sentimentos dos servidores deixa novamente de consultar os trabalhadores/servidores, algo que é condenável para quem se intitula valorizar as pessoas.
Os servidores ouvidos por essa entidade não se sentem atingidos pela fala do Vereador e tão pouco autorizam que sua imagem esteja confundida com as críticas realizadas pelo mesmo. Entendem os servidores e empregados públicos que todas as atitudes administrativas entre escolher a realização de uma obra em detrimento de outra estão nos limites da competência do poder diretivo e dos meandros legais, ou seja, está centralizada as competências e responsabilidades dessa condição à figura do Prefeito Municipal e seus secretários.
O trabalhador não pode ser massa de manobra na intriga política e não aceitará que a ele sejam direcionadas falas ou críticas que são exclusivamente pertencentes à administração e seus membros. Do mesmo modo os servidores esclarecem que não se sentem atingidos pelas falas do Vereador Edson Balena e tão pouco se sentem representados pela Nota de Repúdio emitida pela Administração Municipal.
Dessa forma, acredita a entidade que todos compreendam que somos servidores públicos municipais a serviço da comunidade e da população videirense. Assim, as lideranças devem respeitar e valorizar efetivamente nossa categoria, visto que a valorização real das pessoas no labor ocorre quando se observa as necessidades físicas e psicológicas do ser humano com melhores salários e condições de trabalho.